Lixo tóxico

lampada icone
veneno icone
tinta icone
bateria icone

Horário de permanência do caminhão nas proximidades dos terminais:


7h30 às 15:00h (Recebemos somente pequenas quantidades de DOMICÍLIOS!)

header frequencia

A coleta do resíduo tóxico acontece periodicamente. O caminhão de lixo realiza um rodízio entre os terminais de Curitiba. Leve até o local de coleta mais próximo de você: pilhas, baterias, toner de impressão, embalagens de inseticidas, tintas, cola, solventes, remédios vencidos até 10 kg, lâmpadas fluorescentes até 10 unidades, equipamentos eletrônicos portáteis, óleos de origem animal e vegetal embalados em garrafas PET de 2 litros.

Lembre-se:

O lixo tóxico não deve ser apresentado para a coleta porta-a-porta, o Lixo que não é Lixo e domiciliar-orgânico. PARE, SE-PA-RE e entregue-os à coleta especial no terminal mais próximo de sua casa.

O período de permanência do caminhão nas proximidades dos terminais é entre às 7h30 e 15h. Consulte as datas e a relação de endereços das coletas do Lixo Tóxico:

capa da noticia

Os lixos tóxicos precisam de um tratamento especial. Nunca misture-os com os resíduos comuns do dia a dia! Esses itens quando são misturados vão para a natureza e podem causar uma grave contaminação da água, solo e comprometer a nossa saúde e meio ambiente.

O que levar para descarte?

  • pilhas;
  • baterias;
  • toners de impressão;
  • embalagens de inseticidas;
  • tintas;
  • remédios vencidos até 10 kg;
  • lâmpadas fluorescentes até 10 unidades;
  • óleos de origem animal e vegetal embalados em garrafas PET de 2L.

Até o momento de levar o lixo tóxico para os caminhões de coleta, o material deve ser armazenado em casa, separado do restante dos resíduos para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente.

Além de pilhas e lâmpadas queimadas, o caminhão recolhe latas de tinta, baterias, embalagens de inseticida, medicamentos vencidos. O óleo de cozinha usado também pode ser entregue no local informado, desde que esteja armazenado em um recipiente transparente, de preferência garrafas pet.

O descarte indevido, junto com o lixo domiciliar ou reciclável, pode causar contaminação do solo, da água e do ar, pela liberação de metais pesados e outros componentes químicos.

Coleta em números

Curitiba está entre as cidades mais limpas do mundo, de acordo com o levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Sua operação conta com cerca de 2 mil funcionários que fazem a coleta do lixo de 100% dos domicílios da cidade. Todos os meses, são coletados cerca de 50 mil toneladas de resíduos resíduos em todos os serviço de limpeza urbana.(ou 41.500 toneladas na Coleta Domiciliar).

icone pessoas

0

pessoas atendidas no Programa Câmbio Verde em 2018*

icone vassoura

0

quilômetros de varrição em 2018*

icone caminhao

0

toneladas de resíduos recicláveis coletados no programa Lixo que não é Lixo

icone caminhao

0

toneladas de resíduos orgânicos coletados na Coleta Convencional

* Até o mês de maio.
icone lixeira

toneladas de resíduos coletados em limpeza especial (rios, feiras livres, roçada, vias estruturais, etc.)

Ainda com dúvidas?

Confira abaixo outras opções de coletas de lixo na cidade de Curitiba. Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone 156.